
Iniciou ontem, no dia 21 de outubro, a pré-classificação para o IMSA Esports Global Championship 2024. Os pilotos e equipes que quiserem participar tem até o dia 28 de outubro (23:59 GMT ou 20:59 no horário de Brasília) para participar do Time Attack Qualifiers que ocorrerá no iRacing.
A competição será aberta a todos e a pista selecionada é o traçado misto de Indianapolis Motor Speedway e cada categoria terá seu próprio ranking. As classes disponíveis seguem as classes do IMSA, sendo elas GTD (GT Daytona), que são os carros que, de modo geral, seguem as especificações globais da FIA GT3, e a GTP (Grand Touring Prototype), que são os protótipos que andaram pela primeira vez em 2023 e trazem o que há de mais tecnológico e novo para as pistas.
Os pilotos poderão tentar diferentes Time Attacks para tentar se classificar, não ficando preso a apenas uma classe ou carro, lembrando que qualquer carro da classe poderá ser utilizado, sendo que o setup será aberto e os servidores estarão no modo Severe Qualifying Conduct Scrutiny.
Vale lembrar que as equipes poderão registrar até dois pilotos e os pilotos não poderão ser registrados em mais de um time por classe. Caso a equipe se classifique para a próxima fase, o Car Shootout, ela poderá, eventualmente, substituir um piloto, porém um dos dois inscritos obrigatoriamente terá que participar, sendo que deverá ser piloto permanente para temporada.
O Car Shootout ocorrerá nos dias 2 e 3 de novembro, em horários previamente estabelecidos, em sessões de 100 minutos com 10 minutos de aquecimento.
A lista de carros disponíveis para cada categoria são:
GTP – Acura ARX-06 GTP, BMW M Hybrid V8 GTP, Cadillac V-Series.R GTP e Porsche 963 GTP
GTD – BMW M4 GT3, Chevrolet Corvette Z06 GT3.R, Ferrari 296 GT3, Ford Mustang GT3, Lamborghini Huracan EVO GT3, Mercedes AMG GT3 EVO e Porsche 911 GT3 R.
Os pilotos que conseguirem se classificar, participarão da temporada IMSA Esports Global Championship 2024 que será composta por 4 corridas, entre os dias 24 de novembro de 2024 e 12 de janeiro de 2025. os vencedores de cada categoria concorrerão ao prêmio de 5 mil dólares para o vencedor (e um total de 25 mil dólares distribuídos entre os 10 primeiros de cada categoria).
É importante ressaltar que ao longo do ano alguns times já foram previamente classificados para participar do campeonato, devido a vitórias em eventos como Daytona 24, Sebring 12, Watkins GLen 6HR e Petit Le Mans.
Os times classificados previamente são:
GTP – Coanda Esports, Team Redline, Williams Esports e Williams Esports;
GTD – Apex Racing Team, Drago Racing, Team Redline e Team Redline.
No total serão 12 vagas para a categoria GTP e 28 vagas para a categoria GTD disponíveis para equipes classificadas através do Time Attack Qualifiers.